Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Participantes da assembleia do Sindicooper

Participantes da assembleia do Sindicooper

SINDICOOPER – Realizada assembleia digital, hoje - 01/07 - “Cooperativismo raiz”

01 de Julho de 2022

Nesta assembleia digital, com a presença das filiadas, o presidente Renato Martins/Certaja, acompanhado do tesoureiro Jairton Nunes Vieira/Coopernorte, apresentou, para avaliação da aseembleia, o desempenho do Sindicato Patronal das Cooperativas de Energia do RGS. Foi dado destaque ao trabalho conjunto com as coirmãs Fecoergs – Infracoop – Ocergs. “Cooperativismo raiz”, onde a prática comprova os bons resultados.

Também, houve destaque ao bom relacionamento com o Sindicato dos Empregados – Sitracooper, cujos representados são parte importante do bom desempenho das cooperativas..

OPORTUNIDADES - Como tem sido destacado por especialistas, devemos dar atenção especial a 5 (cinco) temas, junto com as cooperativas:

Inovação. Aproveitar as tecnologias e práticas transformadoras para as cooperativas continuarem a prosperar, com sustentabilidade e preservando o planeta para as gerações futuras.

Apoio. Trabalhar com os associados, nunca foi tão importante, para garantir que as cooperativas continuem operando seus negócios, muitas vezes complexos e com grandes transformações.

Economia. Realizar gestão econômica e foco no ambiente regulatório, pois a cada projeto aprovado pelo Congresso Nacional, pode trazer grandes mudanças e este é um desafio diário a ser acompanhado.

Tendências significativas. Segundo pesquisas são 3 (três) áreas críticas onde o desenvolvimento está reformulando a forma de atuar das cooperativas e das empresas: gestão de talentos, investimento em inovação e socialização das informações.

Regulação – A indústria energética está se movendo muito mais rapidamente do que as leis e a sua regulamentação, lacunas importantes estão gerando ondas de atrito entre os agentes e seus consumidores. Precisamos estar atentos.

Finalizando a descrição da parte operativa, foram lembrados os desafios ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG), tudo isto mais a descarbonização, a digitalização e a descentralização. "Medidores de energia com alta tecnologia, redes mais eficientes, com controles a distância, podem nos dar melhores resultados e maior conhecimento e reconhecimento dos nossos associados.", disse Renato Pereira Martins, presidente do Sindicooper e complementou, "estes continuam e serão sempre os nossos grandes desafios, para atender os associados das cooperativas, com presteza e qualidade nos serviços."

Hoje são 25 (vinte cinco) cooperativas filiadas, das quais 14 (quatorze) cooperativas de distribuição de energia elétrica e 11 (onze) cooperativas de desenvolvimento e geração de energia.

Encerrando a apresentação dos trabalhos, o presidente Renato, disse: Caros Presidentes e Representantes das Cooperativas, esta é a síntese do que tínhamos para relatar, nesta assembleia e em nome da nossa diretoria; Vice-Presidente Erineo José Hennemann, do Secretário Iloir de Pauli, do Tesoureiro Jairton Nunes Vieira, dos Conselheiros Suplentes da Diretoria e dos Conselheiros Fiscais, eleitos em 07/08/2020, para cumprir o triênio 2020/2023, ratificamos:encerramos mais um exercício, onde nada realizamos ou fizemos sem ouvir e procurar contemplar as demandas justas das nossas filiadas. ” (Sindicoper - 01/07/2022)