Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Família de Nilve e Jorge Maldaner, com filho e netos

Família de Nilve e Jorge Maldaner, com filho e netos

Coprel - Cooperativismo na essência da família Maldaner

18 de Julho de 2022

Coprel - Cooperativismo na essência da família Maldaner

A família de Nilve e Jorge Maldaner, de Lagoa dos Três Cantos, possui forte liderança no cooperativismo da região.

Mulher, mãe, produtora rural, liderança feminina no cooperativismo regional e conselheira de Administração da Coprel. Nilve Vera Maldaner, de Lagoa dos Três Cantos, junto de outras mulheres são protagonistas em iniciativas e ideias que transformam diariamente a vida dos cooperantes. Há mais de 35 anos, Nilve desenvolve um papel de liderança no seu município e na região Alto Jacuí ao participar ativamente de cooperativas e entidades. É casada com Jorge e possuem três filhos, que seguem o exemplo dos pais ao acreditarem que o cooperativismo faz a diferença para uma sociedade mais justa e com mais oportunidades.

Nilve Maldaner iniciou sua trajetória no cooperativismo como colaboradora numa cooperativa do ramo agropecuário. Por ter destaque na função, recebeu convite para participar em iniciativas voltadas a criação de novas líderes femininas no meio rural. Neste período, conheceu Jorge e casou. Nilve sempre recebeu o incentivo do esposo – agricultor, e também líder em cooperativa - e continuou a desenvolver suas atividades. Participou ativamente de clube de mães, conselho de pais e mestres da escola dos filhos, presidiu eventos festivos no município, esteve envolvida no comitê da mulher cooperativista e nos sindicatos dos trabalhadores rurais. Por ter uma forte ligação na família com a energia elétrica, decidiu colocar o nome a disposição para ser conselheira consultiva da Coprel. Em 2015 foi eleita pela primeira vez como suplente e agora em 2022, foi reeleita como conselheira titular do município de Lagoa dos Três Cantos. Atualmente Nilve é conselheira de Administração da Coprel Energia.

O modelo de governança da Coprel é democrático e participativo, permitindo a troca de ideias e intervenções, que se tornam propostas e iniciativas concretas em benefício de todos. E foi assim, nas reuniões com os conselheiros e seus cônjuges das sete regiões que acontecem anualmente, que surgiu no grupo das mulheres, a ideia de levar internet para o meio rural. “Durante a reunião, as mulheres trouxeram na pauta a questão da internet para nossas residências no interior. A Coprel foi muito feliz em começar a investir em telecomunicação, pois valorizou mais o interior e assim, a mulher e o jovem ficam no meio rural, como toda a família que conta com esse suporte necessário para comunicação e lazer”, disse. Hoje, a internet da Coprel está presente em mais de 40 municípios, nas áreas rurais e urbanas, conectando jovens e adultos com a comunicação, estudos, tecnologia e fomentando o crescimento das propriedades rurais.

Para ser liderança, Nilve precisa muitas vezes participar de reuniões e isso nunca foi problema para os familiares, que ficam em casa e sempre a incentivaram nas suas decisões. “Desde que somos casados, ela trabalhava em cooperativas e continuou depois em várias diretorias e conselhos. Eu sempre a apoiei e até hoje apoio. Que continue assim”, ressalta Jorge.

A filha Geórgia, de 34 anos é casada e possui dois filhos. Assim como a mãe que iniciou no cooperativismo, ela trabalha na função de agrônoma numa cooperativa agropecuária da região. O outro filho do casal, João Henrique, de 30 anos, tem formação na área contábil e auxilia a família na propriedade, além de ser vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapera e Lagoa dos Três Cantos. A filha mais nova, Ligia, de 21 anos, é estudante de engenharia civil.

Assim, a família de Nilve e Jorge Maldaner tem na sua essência o cooperativismo, que possibilita mais oportunidades às pessoas, transforma a vida das famílias e gera o crescimento e desenvolvimento econômico e social das regiões. Com muito respeito, incentivo e oportunidade, mulheres como a Nilve ocupam cada vez mais espaços de liderança e destaque tanto nas propriedades rurais como nas cooperativas, além de cargos importantes na sociedade. (Coprel – 18.07.2022)