Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Substituição foi realizada pela Equipe de Linha Viva, evitando interrupção de energia aos associados

Substituição foi realizada pela Equipe de Linha Viva, evitando interrupção de energia aos associados

Melhor energia na região com a substituição de um banco de reguladores de tensão de energia

Melhor energia na região com a substituição de um banco de reguladores de tensão de energia

Ceriluz amplia capacidade de banco de reguladores de tensão em Augusto Pestana

28 de Julho de 2022

Nessa segunda-feira, 25 de julho, a Ceriluz realizou importante obra visando qualificar o fornecimento de energia aos associados dos municípios de Augusto Pestana e Jóia. Na rede alimentadora que abastece unidades consumidoras daquela região as equipes técnicas realizaram a substituição de um banco de reguladores de tensão de energia. Ocorreu um aumento de potência, com a substituição de três equipamentos, de 144 quilovolt/ampere (KVA) cada, por outros três, de 288 KVA, dobrando assim sua capacidade.

Os reguladores de tensão têm como função principal manter a tensão dentro dos limites exigidos pelo sistema elétrico que está alimentando, evitando oscilações na energia que chega na Unidade Consumidora. Conforme o departamento técnico da Cooperativa, a substituição desses equipamentos foi necessária considerando o aumento de carga registrado naquela região, a partir de investimentos realizados pelos proprietários rurais, especialmente na ampliação e qualificação de atividades voltadas à produção leiteira, o que deixou os equipamentos antigos em seu limite. Com o investimento, superior a R$250 mil reais, a Ceriluz dá margem para a ampliação de carga pelos associados sem impactos na qualidade da energia.

A substituição foi realizada pela Equipe Técnica de Linha Viva, ou seja, sem necessidade de interrupção no fornecimento de energia aos associados. A equipe é qualificada e usa equipamentos apropriados para atuar com a rede energizada. Os reguladores de tensão retirados passarão por manutenção preventiva, na oficina da cooperativa, e serão reutilizados posteriormente em novo projeto na região de Santo Augusto, em andamento para suprir o aumento de carga a partir de investimentos em pivôs de irrigação. (Ceriluz – 26.07.2022)