Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Edelmar Barasuol entrega placa para Kurt Grenzel em homenagem aos 40 anos de cooperativa

Edelmar Barasuol entrega placa para Kurt Grenzel em homenagem aos 40 anos de cooperativa

Celso Benedetti atual presidente e Kurt Grenzel que depois de 40 anos de trabalho na cooperativa encerrou seu ciclo na Certhil

Celso Benedetti atual presidente e Kurt Grenzel que depois de 40 anos de trabalho na cooperativa encerrou seu ciclo na Certhil

A construção de uma trajetória de sucesso: a história entre Kurt Grenzel e a Certhil

21 de Março de 2024

Liderança cooperativista deixa legado de sucesso após 40 anos atuando em prol do desenvolvimento da cooperativa de energia.

Dos 55 anos de fundação da Certhil, 40 anos tiveram a presença de Kurt Grenzel. O gestor começou a sua trajetória de sucesso na cooperativa de energia elétrica no ano de 1984 como membro no conselho administrativo. A desenvoltura no trabalho cooperativista e liderança fez com que fosse eleito, um ano depois, para o primeiro mandato de presidente, aos 44 anos. Uma das primeiras missões de Kurt, foi recuperar o equilíbrio econômico e financeiro da cooperativa.

Com determinação inabalável, não apenas restaurou a saúde financeira da cooperativa, mas a elevou a novos patamares, conquistando não apenas feitos para a organização, mas também para toda a região. Durante os primeiros anos de sua gestão, Kurt recuperou a economia da Certhil. Nesse período, houve crescimento da fábrica de postes e a construção da pioneira Usina Buricá, um marco no sistema da Fecoergs (Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul), tornando a cooperativa a primeira a investir no ramo de geração de energia hidráulica.

Entre os 2000 a 2010, concentrou todos os esforços na melhoria das redes. Em 2007, a cooperativa foi abalada por grandes temporais, mas graças aos investimentos anteriores, conseguiu se recuperar rapidamente.

Em 2009, devido à necessidade de ajustes para a regulação do serviço de distribuição de energia, Kurt esteve à frente do desmembramento da Certhil em duas cooperativas, consolidando a Certhil Desenvolvimento e a Certhil Distribuição.

A partir de 2010, a Certhil intensificou o serviço de melhorias de suas redes de distribuição, conseguiu estabilização econômica e realizou diversos investimentos em tecnologia.

Em 2017/2018, iniciou-se o planejamento de grandes projetos, como a construção da Subestação 69 kV e a ampliação da Usina Buricá.

Em 2020, após nove mandatos consecutivos, Kurt despediu-se da presidência, e assumiu o cargo de vice-presidente, passando a missão de comandar as cooperativas a Celso Benedetti. A transição entre Kurt e Celso foi meticulosamente planejada, garantindo a continuidade dos projetos importantes para a Certhil.

Graças a uma gestão exemplar, trabalho árduo e liderança forte, com suporte dos colaboradores e apoio dos associados, a Certhil alcançou o patamar de ter a tarifa de energia mais barata de todo o Brasil desde metade do ano passado.

Neste ano, Kurt Grenzel resolveu encerrar o seu ciclo na cooperativa, deixando um legado de sucesso, de liderança, além de deixar aos colaboradores um compromisso inabalável com a excelência.

A Certhil, representada pelo presidente Celso Benedetti, seus cooperados e milhares de pessoas da região, agradecem o trabalho realizado por Kurt Grenzel e pela sua esposa Luzia Grenzel, e desejam muitas felicidades nesta nova caminhada. “A Certhil jamais irá esquecer do maior nome da Cooperativa: Kurt Grenzel”, finaliza o presidente Celso Benedetti.

Manifestações

“ Nosso agradecimento e reconhecimento em nome da Cooperativa Certhil ao legado do presidente, vice-presidente e conselheiro Kurt Grenzel, foi uma grande trajetória muito linda. São 40 anos de vida dedicados à cooperativa Certhil, com espírito do cooperativismo e empreendedorismo conduziu do seu jeito, conhecimento e experiência as grandes conquistas e realizações. Kurt Grenzel deixa uma cooperativa forte e pujante e marca fortalecida, para evoluir e desenvolver cada vez mais em benefício aos cooperados e comunidade. Muito obrigado e parabéns, Kurt Grenzel. ” Celso Benedetti, presidente da Certhil

“ Durante seus 40 anos de trajetória junto à Certhil, deixou um legado importante para os associados, colaboradores, clientes, sociedade três-maiense e regional. Seu trabalho focado na transparência, no bem e no correto, ficou registrado na memória das pessoas e nos documentos históricos da Cooperativa, sempre com uma atenção especial para o tripé: direção, colaboradores e associados. Pode orgulhar-se de sua atuação e dedicação junto à Certhil, no decorrer dessa caminhada histórica, pois a metade de sua vida foi dedicada a essa missão, do bem conduzir os destinos da Cooperativa. Tua saída está sendo em um momento especial e com novos objetivos pela frente, isto é exemplo, é fundamental para alcançar a longevidade que é peculiar de sua família. Foi um privilégio compartilhar essa caminhada profissional. ” Edelmar Eloi Barasuol, contador

“ Seu legado como líder e grande defensor da Certhil e do cooperativismo está concretizado nas conquistas que alcançamos, fábrica, usina; escritórios; subestação; entre tantos outros; também, foram mais de quarenta anos. Lembro-me com apreço do momento em que o sr. Kurt me ofereceu a oportunidade de ingressar na Cooperativa, crescer e superar os desafios. Suas palavras sábias e exemplo inspirador moldaram não apenas nossas carreiras, mas também nossas jornadas pessoais. Sempre com uma conduta ética, integridade e resiliência, características inestimáveis, que continuam e continuarão a guiar nossas ações diárias. Expresso aqui minha profunda gratidão pela chance, apoio, orientação e confiança que comigo foi compartilhada ao longo dos anos que compartilhamos na Cooperativa. ” Geovani Franzen, diretor de operações

“ No ano de 1985 começava uma trajetória de sucesso, de uma pessoa íntegra, amiga, um profissional exemplar, que ensinou durante sua caminhada aqui na Certhil, que em primeiro lugar vem o compromisso com o Cooperativismo, a lealdade que devemos ter com associado, e a transparência sempre deve ser levada muito a sério. Tive o privilégio de trabalhar 39 anos ao lado dessa pessoa tão importante. Pessoa essa, que sempre trabalhou em prol de 9 mil associados de toda região. Foram muitas conquistas que pude participar. Posso dizer que tive na pessoa do senhor Kurt um ombro de pai, de um amigo que sempre esteve ao meu lado, sempre tendo uma palavra de apoio. ” Cenaide Hannusch dos Santos, colaboradora do setor financeiro da Certhil – (Certhil – 20/03/2024)