Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Finger com o casal, Marcelo e Valdirene Pedó Kochen

Finger com o casal, Marcelo e Valdirene Pedó Kochen

Energia trifásica gera mais produtividade e qualidade de vida

17 de Junho de 2025

A transformação de redes mono ou bifásicas em trifásicas é uma prova do quanto a Certel se dedica para modernizar sua infraestrutura.

Juntamente com o programa Energia Forte no Campo, a Cooperativa revela-se como uma grande parceira do desenvolvimento das propriedades rurais.

Em Três Saltos Alto, Travesseiro, o associado Marcelo Kochen, 50 anos, comemora a melhoria.

Produtor de 600 suínos e 35 bovinos, com aproximadamente 12 mil litros de leite produzidos por mês, ele vê sua propriedade mais rentável ao contar com a energia trifásica. “Agora, tudo funciona muito bem, tanto na produtividade quanto em nossa casa. Antes, tínhamos de cuidar para não conciliar o uso de algum equipamento agropecuário com o do chuveiro, por exemplo. Tudo está funcionando perfeitamente, e ficamos muito felizes por não termos mais oscilações ou quedas devido ao grande consumo que temos”, relata. “Sempre fomos bem atendidos pela Certel, e essa modernização mostra que ela verdadeiramente se preocupa e age pelo bem de seus associados”, completa.

A esposa de Marcelo, Valdirene Pedó Kochen, 46, também expressa grande satisfação, observando um importante ganho de qualidade. “Com a trifásica, a luz está mais forte e podemos fazer uso simultâneo de aparelhos como chuveiro, torneira elétrica e micro-ondas. Também impactou positivamente nas nossas atividades profissionais, permitindo a instalação de motores automáticos nos galpões. ” Ela também elogia as equipes da Certel, descrevendo-as como excelentes e sempre atentas e dispostas, mesmo em condições climáticas adversas.

Para o secretário de administração e finanças de Travesseiro e delegado da Certel, Pedro Finger, a transformação trifásica já beneficiou muitos produtores de Travesseiro, e outros ainda deverão ser atendidos brevemente. “É uma satisfação vermos as propriedades evoluindo, podendo novamente investir e reinvestir para diversificar as produções de suínos, gado e frango, inclusive com possibilidade de instalar poços artesianos, melhorando o bem-estar e a rentabilidade desse importante setor. Agradecemos à Certel por toda essa atenção com a nossa comunidade”, avalia. (Certel – 17/06/2025)