Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Cermissões e Cooperluz mostram a força do cooperativismo gaúcho para o Brasil

27 de Junho de 2025

Na terça-feira, 24 de junho de 2025, a Cermissões participou do intercâmbio entre cooperativas de infraestrutura do Brasil, sediado pela Cooperluz, em Santa Rosa – RS.

Atendendo ao convite do superintendente da Fecoergs, José Zordan, e do presidente da Cooperluz, Querino Volkmer, os representantes da Cermissões — vice-presidente Diomedes Rech, o engenheiro eletricista Nerisom Rohleder e o assessor de comunicação Vanes Della Flora — participaram da programação, que teve como objetivo promover a troca de experiências, discutir desafios comuns e apresentar a realidade das cooperativas de energia do Rio Grande do Sul.

Durante a abertura do encontro, o vice-presidente Diomedes Rech destacou a importância da integração entre as cooperativas brasileiras como ferramenta essencial para o fortalecimento do setor. Em seguida, o assessor Vanes Della Flora apresentou a estrutura e o modelo de atuação da Cermissões, ressaltando os investimentos técnicos, a expansão da rede elétrica e o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento regional.

Estiveram presentes cerca de 40 representantes de cooperativas de infraestrutura, com destaque para a comitiva da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de São Paulo (FECOERESP), presidida por Danilo Roque Pasim, que trouxe 32 participantes de cooperativas paulistas. Também integraram o grupo:

4 representantes da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP);

2 da Federação das Cooperativas de Energia de Mato Grosso do Sul (FECOERMS);

e 1 da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

O grupo segue com uma extensa agenda de visitas no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira, dia 25, os representantes foram recepcionados pela Ceriluz, em Ijuí, onde conheceram a estrutura e os projetos em desenvolvimento da cooperativa. A programação se encerra nesta quinta-feira, 26, com visita à sede da Coprel, em Ibirubá, encerrando um roteiro de integração e aprendizado entre cooperativas de diferentes estados.

O presidente da Cooperluz, Querino Volkmer, enalteceu a realização do evento:

“Foi um encontro marcante. É um orgulho para nós, gaúchos, receber uma comitiva de São Paulo em nossa região para conhecer o trabalho das cooperativas como a Cooperluz e a Cermissões. Foi uma oportunidade de mostrar nossos investimentos técnicos, o envolvimento comunitário e os diferenciais do nosso modelo cooperativista. Mais que apresentar, também aprendemos com essa troca. Isso fortalece ainda mais o nosso trabalho. ”

O superintendente da Fecoergs, José Zordan, também destacou a relevância da iniciativa e o valor do intercâmbio:

“Esse encontro promovido na Cooperluz, com apoio da Fecoergs, Ocesp e demais entidades, mostrou mais uma vez a força do cooperativismo gaúcho, que hoje serve de exemplo para o Brasil.

Receber representantes de 13 cooperativas paulistas aqui no norte e noroeste do Estado é motivo de orgulho. E mais do que mostrar o que fazemos, esse intercâmbio nos permite aprender também. ”

Zordan ainda ressaltou uma das principais diferenças observadas pelos visitantes: o vínculo sólido das cooperativas gaúchas com seus associados, o que se traduz em resultados mais consistentes:

“Aqui, nossas cooperativas têm quase 100% do quadro de consumidores como associados. Lá, em São Paulo, há cooperativas com apenas 30% de associados. Isso muda completamente o engajamento e a participação. Além disso, mostramos como realizamos pré-assembleias e temos forte inserção social. O modelo gaúcho, centrado no associado, é o que garante nossa força.”

Zordan também enfatizou que a intercooperação é uma marca registrada do cooperativismo no Rio Grande do Sul:

“Quando uma cooperativa é atingida por um temporal, as outras estendem a mão. Foi assim nas enchentes e seguirá sendo. Isso nos dá segurança como dirigentes, pois sabemos que não estamos sozinhos.”

Ao final do encontro, ele agradeceu a presença da Cermissões:

“Mesmo sem a presença do presidente Diamantino, que não pôde estar, sua dedicação ao cooperativismo foi muito bem representada por sua equipe. A Cermissões transmitiu sua força e experiência aos colegas de São Paulo e Mato Grosso do Sul.”

A visita integra uma agenda nacional de aproximação e aprendizado entre cooperativas de infraestrutura, promovendo integração, inovação e fortalecimento institucional em todo o país. (Cermissões – 25/06/2025)