Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Ato de inauguração da usina marcou os 56 anos da Creral

Ato de inauguração da usina marcou os 56 anos da Creral

Inauguração da Usina Solar Creral FX4 com presença de associados da cooperativa

Inauguração da Usina Solar Creral FX4 com presença de associados da cooperativa

Presidente Alderi do Prado e prefeito de Erechim, Paulo Polis

Presidente Alderi do Prado e prefeito de Erechim, Paulo Polis

Usina Solar Creral FX4 tem 2200 placas e 1,44 MWp

Usina Solar Creral FX4 tem 2200 placas e 1,44 MWp

Creral comemora 56 anos com inauguração de mais uma usina solar

24 de Julho de 2025

Uma nova usina solar foi inaugurada pela Creral nesta quarta-feira, 23, em Erechim. O evento marcou também os 56 anos da cooperativa e reuniu a direção, líderes, associados, autoridades e funcionários.

Instalada em uma área de 15 mil m², próximo da RS 135, na saída de Erechim, a UFV Creral FX4, tem potência instalada de 1,44 MWp (megawatt pico) e 2200 placas solares. Operando na modalidade geração distribuída, a energia gerada pela usina está sendo injetada na rede da concessionária e distribuída na região próxima da usina.

O presidente da Creral, Alderi do Prado, enfatizou que já são 18 usinas solares iguais a esta, e a presença dos associados demonstra o quanto a cooperativa é importante e o quanto o associado participa. “Hoje queremos comemorar a nossa história de luta, de organização e de conquistas, entregando aos associados um novo empreendimento, mas também é importante dizer que temos pela frente muitos investimentos para fazer este ano: nova subestação, redes trifásicas e novos alimentadores para levar energia aos nossos associados”, falou o presidente Alderi.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, presente a solenidade, destacou que a Creral é um símbolo forte do cooperativismo, “pois há 56 anos está criando alternativas de desenvolvimento e crescimento para as regiões, e um desenvolvimento sustentável é que faz muita diferença na vida das cidades”, afirmou o prefeito Polis.

Além da geração a Creral está investindo na modernização de suas redes de distribuição de energia. Neste ano a cooperativa colocou em operação uma subestação de 18 MW no município de Entre Rios do Sul e começou a construção de uma nova subestação em Sananduva, e até a metade deste ano já construiu 28 km de redes trifásicas.

A Creral foi fundada em 23 de julho de 1969, por 300 agricultores. Com sede em Erechim, atualmente tem 8 mil associados em 37 municípios da região norte do RS. Na geração de energia são 27 usinas hídricas, solares e térmica. Também leva internet via fibra ótica para 2500 famílias de associados em 118 comunidades rurais (Creral – 23/07/2025)