Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Marciano e Ruan: gerações unidas pela energia e pelos valores cooperativistas

Marciano e Ruan: gerações unidas pela energia e pelos valores cooperativistas

Legado de pai para filho: um caminho iluminado por valores e propósito

08 de Agosto de 2025

Para celebrar o Dia dos Pais, comemorado, neste ano, no dia 10 de agosto, conheça a história de Marciano Vicari e Ruan Lopes Vicari, pai e filho que trabalham juntos na Certaja Energia.

Quando Marciano Vicari ingressou na Certaja Energia, em 1994, ainda não imaginava que, décadas depois, veria seu próprio filho seguindo um caminho semelhante dentro da Cooperativa. Hoje, aos 54 anos, o analista financeiro celebra não apenas sua trajetória de mais de três décadas de trabalho, mas também o privilégio de dividir o ambiente profissional com o filho, Ruan Lopes Vicari.

A relação entre pai e filho vai além dos laços familiares: é também um vínculo de valores, ética e propósito. Ruan, que atua como auxiliar administrativo de atendimento e está cursando Engenharia de Produção e Gestão de Cooperativas, ingressou na Certaja há quatro anos, incentivado pelas experiências e pelos conselhos do pai. “Sempre motivei, tanto ele quanto os outros filhos, a se candidatarem a vagas na Certaja, claro, dentro do perfil de cada um. A decisão, no entanto, sempre foi deles”, comenta Marciano.

Entre gerações, o mesmo compromisso

Com apenas 23 anos, Ruan lembra que cresceu vendo o pai falar com carinho sobre a Cooperativa. “Senti que estava seguindo os passos do meu pai no momento em que decidi ingressar na Certaja. Percebi que estava fazendo o que tanto admiro nele: trabalhar de forma correta e humana”, destaca.

A convivência no ambiente de trabalho também fortalece o vínculo familiar. “De vez em quando, participamos de reuniões ou treinamentos juntos. Em alguns momentos ele me puxa a orelha, em outros me elogia. Sinto que estou em casa”, conta Ruan.

Marciano vê no filho o mesmo entusiasmo que sentia quando iniciou sua jornada. “Me faz lembrar de quando entrei, aos 23 anos, com aquele pique de jovem, buscando um reconhecimento e tentando deixar uma marca. Sempre disse e continuo dizendo: compromisso com o trabalho e confiança, pois a empresa tem que confiar em você”, afirma.

Além de admirar a atuação do filho, ele também reconhece que, em muitos momentos, tem aprendido com Ruan. “Em especial, nas questões que dizem respeito diretamente ao trabalho com o cooperado, ele tem me ajudado bastante”, observa Marciano.

Famílias que fortalecem comunidades

Mais do que um ambiente de trabalho, a Certaja Energia se revela, nessa história, como uma verdadeira ponte entre gerações. Um espaço onde valores se mantêm vivos e se renovam, sustentando laços que ultrapassam as fronteiras da energia e alimentam o espírito comunitário.

“Posso dizer que todos os valores — cooperação, segurança, comprometimento, competência, ética e relacionamento — eu aprendi em casa”, afirma Ruan, com orgulho.

Marciano e Ruan representam centenas de famílias que constroem, dia após dia, a Certaja como uma cooperativa feita por pessoas, para pessoas — e que segue sendo, há mais de cinco décadas, um dos pilares do desenvolvimento social da região.

Uma Cooperativa feita de histórias

Na Certaja Energia, são vários os casos de pais e filhos, irmãos, casais e gerações de famílias que compartilham ou já compartilharam o mesmo espaço de trabalho. Essa convivência diária reforça o sentimento de pertencimento e os vínculos com a comunidade, provando que, aqui, a energia mais importante é a das pessoas. (Certaja – 07/08/2025)