Participantes que prestigiaram o evento da Fecoergs na sede da OCERGS, na Expointer
Presidente Erineo faz manifestação
Secretária Marjorie fala na apresentação da nova etapa do programa
Governador enaltece o trabalho das cooperativas e o acerto da realização conjunta deste programa
17 de Setembro de 2025
Com grande número de representantes das cooperativas de infraestrutura e demais convidados, no 03/09, na Casa da Ocergs, na Expointer, foi lançada a 5ª Fase do Programa Energia Forte no Campo.
No lançamento, desta nova etapa, teve a manifestação do Governador do Estado Eduardo Leite e da Secretária do Meio Ambiente - Marjorie Kauffmann, elogiando a parceria e os resultados alcançados com as cooperativas.
Se manifestaram, também, os presidentes da Federação das Cooperativas de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), Erineo José Hennemann, e do Sistema Ocergs (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul), Darci Hartmann, ambos agradecendo a confiança e a integração com o Estado e as cooperativas, em benefício dos associados.
Nesta nova fase do programa o Estado amplia a sua participação de 20% para 35% nos projetos de redes, incluindo as instalações de subestações, tanto reivindicadas pelas cooperativas.
Estão previstas nesta nova fase a reforma de 1.200Km de redes e a construção de13 subestações.
Desde sua criação, o Energia Forte no Campo já beneficiou 10.717 consumidores, gerando impacto direto no desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais.
Nas quatro primeiras fases, foram executados 345 projetos, que somaram 973 km de linhas trifásicas em 122 municípios, com investimento estadual de R$ 19,9 milhões, alavancando mais de R$ 102 milhões em obras.
No total o programa poderá chegar a 380 milhões de reais, com 80 milhões do Governo do Estado.