Eggers ressalta o atendimento da Certel e a economia proporcionada
14 de Janeiro de 2026
A Certel Comercializadora de Energia segue levando mais economia e transformando a relação das empresas com sua conta de energia elétrica. Uma das empresas que aderiu ao Mercado Livre de Energia e à proposta da Cooperativa foi a Ecovale, de Linha Geraldo, em Estrela.
A empresa aderiu ao mercado livre em setembro de 2024 e, desde então, percebe a economia gerada mensalmente. Conforme o diretor e proprietário da Ecovale, João Eggers, até outubro de 2025 a empresa já havia economizado R$ 278 mil nos gastos com energia.
A Ecovale trabalha com a produção de peças de madeira sintética, com uma tecnologia inovadora no Brasil, sendo uma referência nacional. A demanda por energia é significativa e constante devido ao processo de extrusão que exige calor intenso gerado por resistências e máquinas funcionando 24 horas por dia, 6 dias por semana. Com o consumo elevado, concluiu-se que valia a pena migrar para o mercado livre.
A Ecovale chegou a receber propostas de outras comercializadoras, mas optou pela Cooperativa. “Por já termos um relacionamento, e também pela clareza de informações, decidimos fechar com a Certel”, aponta o empresário.
Eggers salienta ainda a necessidade de contar com constância no fornecimento de energia. “Quedas e oscilações nos prejudicam bastante. Com a Certel, eventualmente há quedas, mas é raro de acontecer. E a resposta que o suporte nos dá quando tem algum problema é rápida. Estamos satisfeitos com o serviço”, afirma.
Como o impacto do custo da energia é inerente ao produto, o empresário salienta que a economia gerada acaba dando mais competitividade à empresa. “Esse valor podemos usar em outras frentes de desenvolvimento”, pontua. (Certel – 13/01/2026)